sábado, 11 de abril de 2015

Sistema educacional despreparado enfrenta dificuldades para inclusão de surdos (ed. 11/4/2015)

A professora Sandra Santiago, do Departamento de Habilitações Pedagógicas da UFPB, coordena pesquisa que busca identificar métodos de ensino que garantam às crianças surdas uma formação de qualidade. O maior entrave para essa inclusão está relacionado ao despreparo dos profissionais da educação. A professora Sandra explica que, apesar de a matrícula de alunos com surdez ser aceita sem restrição, a comunicação em sala de aula é limitada. Isso ocorre porque a maioria dos professores desconhece Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A formação bilíngue dos surdos é discutida na esfera pública como uma das soluções para a exclusão desses estudantes. Entretanto, a metodologia do ensino bilíngue é interpretada de maneiras diferentes pelo poder público e pela sociedade organizada. Segundo a professora, o modelo que propõe, para surdos, nas escolas públicas, Libras como primeiro idioma e Português como segundo, é uma utopia. A pesquisa é intitulada Os Saberes Necessários para a Inclusão do Surdo na Educação Básica. A repórter Fernanda Mendonça conversou com a professora Sandra Santiago sobre a inclusão de crianças surdas no âmbito escolar.

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