A constatação foi feita por pesquisadores do Departamento de Administração da UFPB. A pesquisa observou e analisou os critérios priorizados por empresas paraibanas reconhecidamente bem sucedidas.
O estudo foi coordenado pela professora Sandra Leandro Pereira.
Mais informações com o repórter Arthur Araújo.
domingo, 27 de junho de 2010
PESQUISA TRAÇA PERFIL DE MIGRANTES DE RETORNO NO BRASIL (Ed. 26/6/2010)

Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pnad, foi avaliado o fluxo de migração de retorno dentro do território brasileiro.
O estudo considera como remigrante aquele que, cinco anos antes da entrevista, morava fora do seu local de nascimento e já havia retornado.
Fatores como sexo, idade e escolaridade foram observados e comparados com os dados de migrantes e não-migrantes.
Mais informações com a repórter Krystine Carneiro.
sábado, 26 de junho de 2010
ESTUDO BUSCA TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA DIABETES COM EXTRATO DE PLANTAS (Ed. 26/6/2010)
Estão sendo realizadas no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB análises em plantas do gênero bauhinia, popularmente conhecida como pata-de-vaca. O objetivo é descobrir se a partir do seu extrato podem-se obter efeitos hipoglicemiantes, que ajudam no combate da diabete.
Detalhes com o repórter André Nicolau.
Detalhes com o repórter André Nicolau.
ESTUDO ANALISA AÇÃO ANTIMICROBIANA DE PRODUTOS NATURAIS (Ed. 26/6/2010)
O Departamento de Clínica e Odontologia Social da UFPB realizou um estudo para avaliar a ação de produtos naturais sobre a placa bacteriana. Com base na Fitoterapia, a pesquisa verificou em laboratório a ação do pólen e da própolis sobre as bactérias causadoras da cárie. Sob a orientação da professora Ana Maria Gondim Valença, o estudo revelou bons resultados no tratamento contra as bactérias bucais.
Mais informações com a repórter Renata Leite.
Mais informações com a repórter Renata Leite.
ANATOMIA DA VEGETAÇÃO DA CAATINGA É ESTUDADA NA UFPB (Ed. 26/6/2010)
PROJETO DA UFPB CRIA AÇÕES PREVENTIVAS AO CRACK EM COMUNIDADES DA CAPITAL (Ed. 26/6/2010)
Trata-se de uma atividade de extensão, realizada pelo Departamento de Farmácia da universidade. Sua ação se dá através de campanhas educativas e palestras em comunidades. O projeto atua também através da elaboração de cartilhas e organização de trabalhos ocupacionais nas escolas.
Pesquisas relacionadas ao projeto revelaram que a maioria dos usuários, antes do crack, faziam uso de bebidas alcoólicas e tabaco.
Mais informações com o repórter Ivson Lira.
Pesquisas relacionadas ao projeto revelaram que a maioria dos usuários, antes do crack, faziam uso de bebidas alcoólicas e tabaco.
Mais informações com o repórter Ivson Lira.
ESTUDOS MOSTRAM O OUTRO LADO DOS TRABALHADORES INFORMAIS (Ed. 26/6/2010)

Com precárias condições de vida e trabalho, os flanelinhas de João Pessoa são tema de pesquisa desenvolvida na UFPB.
Apesar da informalidade não ser um fenômeno recente no país, ela se expandiu assustadoramente nos últimos vinte anos. Foi o que constatou a pesquisa realizada pela professora de Administração Márcia da Silva Costa.
A repórter Heloisa Amorim traz mais informações.
PESQUISA AVALIA COMO A SOCIEDADE ACEITA A TATUAGEM (Ed. 26/6/2010)
PESQUISA ANALISA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA EM RELIGIÕES AFRO-PESSOENSES (Ed. 26/6/2010)
A investigação tem como objetivo avaliar as percepções e a relação que os adeptos dessas religiões têm com a natureza, em seus rituais e cotidiano.
Integrado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da UFPB, Pibic, o projeto tem como coordenador o professor Giovanni Boaes.
Mais informações com a repórter Juliana Terra.
Integrado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da UFPB, Pibic, o projeto tem como coordenador o professor Giovanni Boaes.
Mais informações com a repórter Juliana Terra.
PESQUISA TESTA O COCO-DA-BAÍA PARA REMOVER A DUREZA DA ÁGUA (Ed. 26/6/2010)

O estudo desenvolvido pela professora Samara Cíntia visa contribuir com a purificação da água através de uma técnica com carvão ativado. A utilização desse carvão ampliará o acesso da população a uma água em condições de uso.
Para entender o processo, a repórter Thaísa Aureliano conversou com a professora.
domingo, 20 de junho de 2010
RESERVATÓRIO DE GRAMAME TEM A MELHOR ÁGUA DENTRE OS 20 MAIORES DA PARAÍBA (Ed. 19/6/2010)

O levantamento foi realizado pelo Laboratório de Biologia Molecular e Ecologia da UFPB, colhendo amostras da água duas vezes ao ano.
De 20 reservatórios analisados, em apenas nove a água estava fora dos padrões aceitáveis para consumo. No entanto, os nomes desses reservatórios não podem ser divulgados, porque parte dos dados levantados ainda estão sob análise. A pesquisa é coordenada pela professora Krystyna Lira.
Mais detalhes com a repórter Camila Caetano.
ESTUDO AVALIA MUDANÇAS NA PAISAGEM DOS MUNICÍPIOS DE LUCENA E DO CONDE (Ed. 19/6/2010)
BAIRRO DE TAMBIÁ É APONTADO COMO O MELHOR PARA SE RESIDIR EM JOÃO PESSOA (Ed. 19/6/2010)
Essa conclusão foi alcançada através de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB. Entre os quesitos analisados, estão a qualidade da habitação e o grau de violência do local.
Mais informações com o repórter Horácio Roque.
Mais informações com o repórter Horácio Roque.
RETALIAÇÃO E VINGANÇA NA INTERNET SÃO OBJETOS DE ESTUDO NA UFPB (Ed. 19/6/2010)
A pesquisa analisou o comportamento de consumidores insatisfeitos em comunidades antimarcas de sites de relacionamento. O procedimento utilizado foi a observação de comunidades de empresas de telefonia celular no Orkut. A retaliação e a vingança foram as reações mais frequentes entre os clientes.
Mais informações com o repórter Felipe Ramelli.
Mais informações com o repórter Felipe Ramelli.
UFPB LANÇA JOGO EDUCACIONAL PARA CELULAR (Ed. 19/6/2010)

O Laboratório de Tecnologias para Ensino Virtual e Estatística – LabTeve desenvolveu um jogo com objetivo de oferecer ao professor novas ferramentas de apoio ao ensino. Além disso, oferece aos alunos diferentes opções de exercitar o conteúdo abordado em sala de aula. O trabalho levou três anos para ser desenvolvido e contou com o apoio de professores das áreas de Educação e de Estatística.
Mais informações com a repórter Aline Benevides.
LEPEC USA SENSORIALIDADE E EXPRESSIVIDADE COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS (Ed. 19/6/2010)

Integrantes do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Corporeidade, Cultura e Educação da UFPB são responsáveis pelo projeto. A sensorialidade e expressividade das crianças são exploradas em aulas de educação física em escolas e creches de João Pessoa e do Conde.
O objetivo da pesquisa é ampliar a percepção das crianças e torná-las mais comunicativas.
Mais informações com a repórter Cecília Lima.
LTF PESQUISA POTENCIAL FARMACOLÓGICO DO MARMELEIRO (Ed. 19/6/2010)

A planta, cujo nome científico é Croton Grewioides, é facilmente encontrada no semi-árido paraibano. No Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB estão sendo avaliados os efeitos farmacológicos e toxicológicos da espécie. O objetivo é encontrar novas possibilidades de viabilizar medicamentos para tratamento de câncer e úlceras, entre outras doenças.
Mais detalhes com a repórter Ellyka Akemy.
sábado, 19 de junho de 2010
PESQUISA REALIZA ESTUDO FITOQUÍMICO EM VEGETAIS DA FAMÍLIA PIPERACEAE (Ed. 19/6/2010)

Integrada pelas espécies papiroba, jamburana ou caapeba, essa família é utilizada pela população com fins medicinais. Para verificar cientificamente esse uso, a professora Maria Célia Chaves isolou os constituintes químicos dessas plantas objetivando testes farmacológicos. O estudo, realizado no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB, comprovou que as espécies Piperaceae combatem dor e diminuem a pressão arterial.
Mais informações com a repórter Isa Paula Morais.
PESQUISA ANALISA PROTEÍNA PRESENTE EM SEMENTES DE SOMBREIRO (Ed. 19/6/2010)
PROJETO AVALIA A PRODUÇÃO NA UFPB DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE O NEGRO (Ed. 19/6/2010)
O estudo tem como objetivo identificar os trabalhos desenvolvidos sobre as temáticas raciais na Universidade Federal da Paraíba. O modo como o conhecimento sobre o negro é produzido nas universidades públicas e para quem é produzido também é objeto de investigação. Mais detalhes com a repórter Joelma Medeiros.
QUALIFICAÇÃO NÃO GARANTE INSERÇÃO DO DEFICIENTE NO MERCADO DE TRABALHO (Ed. 19/6/2010)
domingo, 13 de junho de 2010
PESQUISA TESTA USO DE PLÁSTICO PET RECICLADO EM PAVIMENTO RODOVIÁRIO (Ed. 12/6/2010)
LUVAS DE METAL COM MEMÓRIA DE FORMA DESCARTAM SOLDA NA UNIÃO DE TUBULAÇÕES (Ed. 12/6/2010)
Esse recurso terá amplo uso na montagem de gasodutos, proporcionando mais segurança e agilidade na instalação. Na UFPB, o Laboratório de Solidificação Rápida estuda o desenvolvimento de uma liga de cobre, berílio e alumínio para esse fim.
Mais informações com o repórter Jorge Machado.
Mais informações com o repórter Jorge Machado.
UFPB DESENVOLVE FERRAMENTA ON-LINE QUE FACILITA O ESTUDO DE BACTÉRIAS (Ed. 12/6/2010)
A ferramenta on-line é composta por um banco de dados que contém mais de 1.400 genomas de bactérias.
O projeto tem o intuito de facilitar o estudo das ilhas genômicas por meio de uma ferramenta para predição dessas regiões em bactérias.
Mais informações com a repórter Marília Domingues.
O projeto tem o intuito de facilitar o estudo das ilhas genômicas por meio de uma ferramenta para predição dessas regiões em bactérias.
Mais informações com a repórter Marília Domingues.
USO DE CASCA DE CAJUEIRO BARATEIA PESQUISAS E MEDICAMENTOS (Ed. 12/6/2010)
PESQUISA ESTUDA ADERÊNCIA DE BACTÉRIAS EM DENTES HUMANOS E BOVINOS (Ed. 12/6/2010)

O estudo mostra que a bactéria causadora da cárie une-se aos dentes por influência de alimentos ricos em sacarose, ou seja, ricos em açúcar. A pesquisa pode resultar em novas formas de prevenção da cárie e ainda ajudar na observação da compatibilidade entre os dentes bovinos e humanos.A pesquisa está sendo realizada pelo Departamento de Clínica e Odontologia Social da UFPB. Mais detalhes com a repórter Amanda Almeida.
sábado, 12 de junho de 2010
PESQUISA AVALIA DESEMPENHO DE ESTAÇÕES DIGITAIS DE JOÃO PESSOA (Ed. 12/6/2010)

Embora tenha constatado problemas relacionados à execução das atividades, a pesquisa destaca a ampliação do acesso à informática. João Pessoa conta hoje com 26 Telecentros.
Mais informações com a repórter Maria Livia Cunha.
PROJETO SEIS E MEIA TROUXE PERY RIBEIRO (Ed. 12/6/2010)

Cantando sucessos de sua carreira como intérprete, Pery apresentou um punhado de boas músicas ao público presente no Teatro de Arena.
O repórter Paulo Henrique Cavalcanti conversou com ele após o show.
SIBÉLIUS: UM PRODÍGIO DO PIANO CHEGA AOS 37 ANOS (Ed. 12/6/2010)

Pianista e compositor campinense, ele nasceu de parto prematuro, com apenas seis meses de gestação. Aos cinco anos, compôs sua primeira música.
Estamos falando de Sibélius, que de acordo com o médium Chico Xavier, é reencarnação do músico finlandês Johann Julius Christian Sibélius.
Mais detalhes com a repórter Cecília Avelino.
domingo, 6 de junho de 2010
UFPB PATENTEIA COMPOSTO QUE COMBATE INFECÇÃO HOSPITALAR (ed. 5/6/2010)

A bactéria Staphylococcus aureus é um dos mais resistentes agentes de infecção em hospitais e enfermarias. Para combatê-la, o Laboratório de Pesquisa em Bioenergia e Síntese Orgânica da UFPB desenvolveu um potencializador de antibióticos. O composto ataca o sistema de defesa da bactéria. Ele age no interior da célula, evitando que ela se torne imune ao medicamento dado ao paciente.
Ouça mais detalhes com a repórter Cecília Lima.
PELÍCULA ANTIFUNGOS DESENVOLVIDA NA UFPB AUXILIA NA CONSERVAÇÃO DE FRUTAS (ed. 5/6/2010)
PÃO FRANCÊS VENDIDO NA CAPITAL NÃO APRESENTA UNIFORMIDADE (ed. 5/6/2010)
Foi o que constatou pesquisa realizada no Laboratório de Microbiologia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba. O estudo observou as características físico-químicas dos pães de doze panificadoras da cidade. Foram constatadas variações em relação à acidez, volume e umidade do alimento.
A professora Janeeyre Ferreira, que orientou a pesquisa, constatou a necessidade do desenvolvimento de padrões de qualidade para fabricação.
Mais detalhes com o repórter João Pedrosa.
A professora Janeeyre Ferreira, que orientou a pesquisa, constatou a necessidade do desenvolvimento de padrões de qualidade para fabricação.
Mais detalhes com o repórter João Pedrosa.
GEOCIÊNCIAS ESTUDA PERIFERIZAÇÃO DE CAMPINA GRANDE (ed. 5/6/2010)
A pesquisa constatou que os conjuntos habitacionais não favorecem a qualidade de vida de moradores. Ela faz parte de um projeto nacional que avalia a estruturação urbana de cidades médias.
Realizada pela professora Doralice Sátyro Maia, a pesquisa evidencia deficiências na qualidade de moradia de aglomerados urbanos. O estudo, realizado no Departamento de Geociências da UFPB, analisa o processo de expansão urbana bem como a atuação dos poderes públicos.
Mais informações com a repórter Isa Paula Morais.
Realizada pela professora Doralice Sátyro Maia, a pesquisa evidencia deficiências na qualidade de moradia de aglomerados urbanos. O estudo, realizado no Departamento de Geociências da UFPB, analisa o processo de expansão urbana bem como a atuação dos poderes públicos.
Mais informações com a repórter Isa Paula Morais.
EMPRESAS DE VESTUÁRIO INFORMATIZAM SISTEMAS PARA SE ADEQUAR AO MERCADO (ed. 5/6/2010)

Foi o que constatou um grupo de pesquisadores do Departamento de Engenharia de Produção da UFPB. A pesquisa observou e analisou as estratégias utilizadas pelas corporações na tentativa de acompanhar o ambiente de competição.
Quem coordenou o estudo foi a professora Maria de Lourdes Barreto, com o grupo Produção, Estratégia, Tecnologia e Trabalho.
Mais informações com o repórter Arthur Araújo.
PESQUISA CLASSIFICA ESPÉCIME DE SOLANUM LOCALIZADA NO PICO DO JABRE (ed. 5/6/2010)

Geralmente conhecidos como jurubeba, os espécimes do gênero Solanum são bastante usados na Medicina popular.
Realizada no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB, a pesquisa identificou o Solanum Jabrense de acordo com sua morfologia. Orientado pela doutora em botânica Maria de Fátima Agra, o estudo visa diferenciar o espécime dos demais indivíduos do gênero Solanum.
Mais detalhes com a repórter Camila Caetano.
PROFESSORES E ALUNOS DO CARIRI PARAIBANO APRENDEM A PRESERVAR A CAATINGA (ed. 5/6/2010)

O projeto, coordenado pelo professor Francisco José Pegado, visa a sensibilização da comunidade para os problemas ambientais da região. Realizado pelo Departamento de Metodologia da Educação da UFPB, busca atrair maior atenção para a degradação do bioma caatinga.
Mais informações com a repórter Isa Paula Morais.
EDUCAÇÃO SENSORIAL EVITA DEPRESSÃO EM IDOSO (ed. 5/6/2010)

O projeto busca a ampliação do bem estar de idosos asilados, por meio de atividades que estimulam a sensorialidade e a expressividade. Ele está sendo realizado pelo Laboratório de Estudo e Pesquisa em Corporeidade, Cultura e Educação da UFPB. As atividades geram a comunicação entre os pacientes, de modo a fazer com que eles se sintam amparados, diminuindo os casos de depressão.
Mais detalhes com a repórter Hallita Avelar.
SESSÃO DE MAIO DO COMPARTILHANDO MEMÓRIAS RECEBEU DOIS EX-PRESOS POLÍTICOS (ed. 5/6/2010)

O Projeto Compartilhando Memórias promove debates com pessoas que foram fichadas pela extinta Dops. É desenvolvido pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba. O intuito é guardar esses relatos como registros históricos da repressão à política de oposição à ditadura.
Mais informações com a repórter Ellyka Akemy.
PESQUISA ANALISA TERRITORIALIZAÇÃO DOS QUILOMBOS DA PARAÍBA (ed. 5/6/2010)

Mais informações com o repórter Thomas Freitas.
Assinar:
Postagens (Atom)