segunda-feira, 31 de março de 2014

Pesquisa constata que universitários desconhecem a história da ditadura (ed. 29/3/2014)

O levantamento objetivou aferir o conhecimento dos alunos da UFPB sobre a ditatura implantada no Brasil com o golpe militar de 31 de março de 1964. O resultado revelou que a maioria pouco ou nada sabia a respeito do assunto. A pesquisa foi realizada pela professora do Departamento de Ciências Sociais Fátima Marreiro. Mais informações com a repórter Lunara Moreira.

domingo, 30 de março de 2014

UFPB sediará o Intercom Nordeste 2014 (ed. 29/3/2014)

O maior evento de comunicação do Brasil será realizado na Universidade Federal da Paraíba no período de 15 a 18 de maio. Em sua 16ª edição, o Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, o Intercom, acontecerá em João Pessoa pela segunda vez. O tema deste ano será Comunicação: guerra e paz. Convencer e conviver – 100 anos de publicidade, propaganda e relações públicas. A repórter Dayse Costa conversou com a organizadora do Intercom Nordeste 2014, a professora Norma Meireles.

Programa concebido para o Youtube ganha edição semanal na TV UFPB (ed. 29/3/2014)

Sob o comando de Diana Reis, profissional de Rádio e TV, o Rodando a Baiana tem como formato básico entrevistas com personalidades de diversas áreas da cultura. A estreia na televisão foi ontem e, a partir de agora, o programa poderá ser visto todos os sábados, às 19h15, nos canais 43 (TV aberta) e 22 (Net). Mais detalhes com a repórter Mariah Araújo.

sábado, 29 de março de 2014

Wills Leal conta em livro eventos da Paraíba na época do golpe de 1964 - I (ed. 29/3/2014)

Em um evento no qual ele promete que não haverá nem discursos nem coquetel – segundo ele, em respeito à sei seca e à lei do silêncio – o jornalista e escritor Wills Leal lança semana que vem mais um livro: 1º de Abril: Antes e Depois de 1964. Nele são narrados fatos ocorridos na Paraíba na época do golpe que implantou a ditadura no Brasil. Wills foi entrevistado pelo repórter Rodolfo Oliveira.

Wills Leal conta em livro eventos da Paraíba na época do golpe de 1964 - II (ed. 29/3/2014)

Em um evento no qual ele promete que não haverá nem discursos nem coquetel – segundo ele, em respeito à sei seca e à lei do silêncio – o jornalista e escritor Wills Leal lança semana que vem mais um livro: 1º de Abril: Antes e Depois de 1964. Nele são narrados fatos ocorridos na Paraíba na época do golpe que implantou a ditadura no Brasil. Wills foi entrevistado pelo repórter Rodolfo Oliveira.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Pequenos mamíferos disseminam na Mata Atlântica espécies estranhas ao ecossistema (Ed. 22/3/2014)

A constatação foi feita durante levantamento sobre a dispersão de sementes por pequenos roedores. Seu objetivo foi avaliar os efeitos que esses componentes exercem sobre os dispersores. No decorrer do trabalho, a pesquisa percebeu um aspecto preocupante: espécies estranhas àquele ecossistema estão sendo consumidas e dispersadas por esses animais. Dentre as formas que os vegetais têm de espalhar suas sementes, uma das mais frequentes é a que se dá através de pequenos mamíferos, chamada zoocoria. O professor Alexandre Palma, do Departamento de Sistemática e Ecologia da UFPB, orientou a pesquisa. Ele conversou com o repórter Natã de Sena.

domingo, 23 de março de 2014

Projeto cria banco de dados de habitações unifamiliares (Ed. 22/3/2014)

A pesquisa mapeia referências arquitetônicas de residências construídas ao longo das eras moderna e contemporânea. Registra, assim, a evolução das edificações, reflexo das mudanças tecnológicas e sociais ocorridas ao longo do período. O trabalho é coordenado pela professora Wylnna Vidal, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB. Mais informações com o repórter Nael Lima.

UFPB recebe Seminário de Pesquisas em Religiões e Filosofias da Índia (Ed. 22/3/2014)

O evento vai acontecer nestas quinta e sexta-feira, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões. Um dos convidados é o embaixador da Índia no Brasil, que estará presente para assinar um convênio entre UFPB e a embaixada. O seminário tem como objetivo trazer para a universidade um olhar crítico sobre as transições filosóficas e religiosas da Índia. Visa mostrar como, naquele país, o conhecimento acadêmico e a religião sempre estiveram interligados. O repórter Daniel Peixoto conversou com a professora Maria Lúcia Abaurre, coordenadora do seminário.

Novas tecnologias obrigam o jornalismo a rever sua prática profissional (Ed. 22/3/2014)

Esse foi um dos pontos discutidos pelo jornalista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Eduardo Meditsch. Ele participou de uma conferência na UFPB promovida pelo Mestrado Profissional em Jornalismo, para recepcionar a 2ª turma do curso. Na sua palestra no último dia 14, Meditsch também falou sobre a trajetória histórica do jornalismo e a relação desta profissão com a academia. O repórter Arthur Morais entrevistou o professor e traz mais detalhes.

Festival traz longas metragens produzidos no interior do estado (Ed. 22/3/2014)

A rica produção cinematográfica que vem sendo produzida na Paraíba começa a ganhar mais destaque. Uma das possibilidades dessas realizações chegar ao público é através dos festivais de audiovisual, que têm se tornado mais comuns. Esse é o caso do É tudo Improviso, projeto que reúne uma série de filmes feitos de maneira artesanal, com baixíssimo custo, quase marginal. Com produções de seis municípios do interior da Paraíba, as obras da mostra são um exemplo do conceito difundido pelo Cinema Novo. Com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, os realizadores dos filmes exibidos têm como marca a criatividade. O festival acontece de 7 de abril a 15 de maio, de forma itinerante, começando pelo campus da UFPB em João Pessoa. O repórter Natan Cavalcante conversa com Valdir Santos, o coordenador do projeto.

sábado, 22 de março de 2014

Evento de Artes Cênicas divulga produção de dança e teatro da UFPB (Ed. 22/3/2014)

De terça a sexta foi realizada a Semana Cênica do Departamento de Artes Cênicas da UFPB. A programação foi composta por espetáculos de bonecos e oficinas de teatro, de dança e exibição de filmes. O evento está em sua quarta edição e acontece em cada final de período letivo. Ele foi criado para divulgar a produção pedagógica e cultural do Departamento. Mais detalhes com a repórter Ana Daniela.

André Morais lança online primeira canção do seu novo CD (Ed. 22/3/2014)

O lançamento, para o qual ele está convidando os internautas, vai ocorrer na próxima quinta-feira. Delito é a nova canção do ator, cantor e cineasta paraibano, em parceria com a compositora mato-grossense Lucina Carvalho. Depois de se conhecerem em um show, André enviou seu primeiro trabalho musical, o CD Bruta Flor, e algumas letras para Lucina. Todas as músicas do novo disco do artista serão divulgadas na internet através das redes sociais e site de André. Para saber mais sobre o lançamento do seu novo trabalho musical, a repórter Lunara Moreira conversou com André Morais.

Grito Rock realiza sua edição pessoense na próxima semana (Ed. 22/3/2014)

O festival acontece a partir da próxima quinta-feira, até sábado, dentro do calendário das edições deste ano, iniciado em fevereiro. Voltado para a música e as artes independentes, o Grito Rock surgiu no interior do Brasil e se expandiu mundialmente. Hoje há edições nos continentes americano, europeu e asiático. A edição pessoense do festival ocorre há sete anos no centro histórico da Capital. Cidades como Patos e Cajazeiras também promovem o Grito Rock. Além da música e das artes, o festival engloba cultura e conscientizações social, ambiental e política. O repórter Gilson Freitas traz mais informações.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Fórum de atualização sobre cultura indígena aconteceu em João Pessoa (ed. 15/3/2014)

O evento reuniu líderes indígenas, professores das redes pública e privada, pesquisadores e estudantes para debater a cultura indígena e a educação. Na próxima sexta-feira, dando continuidade ao evento Séculos Indígenas, será inaugurada na Estação Cabo Branco a exposição do projeto, que ficará aberta até 27 de abril. Mais informações com a repórter Amanda Félix.

Coordenador do Séculos Indígenas realça importância do evento na Paraíba (ed. 15/3/2014)

Sendo o quarto estado brasileiro com maior número de índios autodeclarados, vivem na Paraíba cerca de 53 mil indígenas. No Brasil, apenas 12 municípios têm população indígena superior ao número de não índios, dois dos quais ficam no estado: Baia da Traição e Marcação, que têm mais de 70% indivíduos da etnia Potiguara entre seus moradores. O repórter Natan Cavalcante conversou com o cineasta Frank Coe, coordenador do projeto.

Criador do Séculos Indígenas, Álvaro Tukano combate estereotipagem do índio (ed. 15/3/2014)

Incomodado com a imagem indígena construída pelo branco, Álvaro idealizou o projeto Séculos Indígenas, que propõe a valorização da história e da cultura do índio. O projeto traz a imagem do índio pelo próprio índio, visando oferecer ao público um olhar crítico e sensível sobre os povos indígenas. O repórter Natan Cavalcante conversou com Álvaro Tukano, que fala sobre sua militância.

domingo, 16 de março de 2014

Seminário sobre os 50 anos da ditadura teve palestra de Nadja Brayner (ed. 15/3/2014)

A palestrante principal foi a ex-vice-presidente do Comitê Brasileiro pela Anistia Nadja Brayner, atualmente ela integrante da Comissão Pernambucana da Memória e Verdade. O seminário foi realizado pela Secretaria Estadual da Mulher Trabalhadora da Central Única dos Trabalhadores, na última terça-feira. A pauta abordou os desafios enfrentados pelas pioneiras do movimento feminino pela anistia, iniciado em 1975. Na entrevista ao repórter Natã de Sena, Nadja falou dessas mulheres que tiveram importância vital na conquista da anistia. Ela dá também importantes orientações aos jovens quanto à responsabilidade no desenvolvimento da democracia.

Professores da UFPB fazem paralisação de advertência quarta-feira (ed. 15/3/2014)

A decisão foi tomada na assembleia ocorrida na semana passada. Essa paralisação, por um dia, visa pressionar o governo a antecipar a terceira e última parcela do acordo salarial resultante da greve de 2012. Nesta ocasião será realizado um ato público na reitoria para divulgar as pautas nacionais dos docentes e servidores públicos federais. Os professores pretendem entregar à reitora Margareth Diniz uma pauta de reivindicações internas. Dentre elas, melhores condições de trabalho, gestão democrática e transparência na UFPB e a reativação das construções do Reuni. Eles também querem demonstrar a insatisfação da categoria com a Ebserh, empresa que administra o Hospital Universitário. O repórter Rodolfo Oliveira conversou com Jaldes Maneses, presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba.

Estudo avalia atuação do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Mamanguape (ed. 15/3/2014)

A pesquisa tem o objetivo de analisar de forma crítica como aquele conselho funciona. Além disso, averigua as razões para a sua atual inoperância. Assim, busca levantar informações importantes para a sociedade e seus gestores. O estudo é coordenado pelo professor do curso de Ecologia da UFPB Anderson Alves, com a participação do estudante Waldner Gomes Barbosa. O repórter Arthur Morais traz mais informações.

sábado, 15 de março de 2014

Ronaldo Monte recebe homenagem em evento literário (ed. 15/3/2014)

A obra do poeta e escritor alagoano foi o tema da I Semana Literária da Estação Cabo Branco, que teve início na última terça e terminou neste sábado. Ronaldo, que vive em João Pessoa há 35 anos, é também psicanalista e professor de Psicologia e já foi colunista dos jornais Correio da Paraíba e Contraponto. Entre contos, poemas e crônicas, o escritor já publicou 12 obras. Hoje, no encerramento da semana, ele lançou mais um livro: Cila, um poema ilustrado pelo artista plástico Flávio Tavares. O repórter Gefferson Borges conversou com o poeta.

Publicitário transforma paixão pelas guitarras em hobby (ed. 15/3/2014)

Paralelo à profissão, Dann Costara seguiu com a carreira de músico por anos. A dedicação levou o guitarrista ao interesse pela restauração do instrumento. Atualmente com dez guitarras de marcas, anos e modelos distintos, seu acervo só tende a aumentar. O procedimento de restauração exige estudo e projeto específicos, variando de acordo com a madeira da peça e o objetivo desejado. Para saber mais sobre as etapas de restauração e o que o fascina nesse processo, o repórter Gilson Freitas conversou com Dann Costara.

Atitude Cultural promove resgate da cultura popular na cidade de Bayeux (ed. 15/3/2014)

Coordenado pelo relações públicas Berg Lima, o Atitude Cultural tem como objetivo estimular e promover o resgate da cultura local através das artes. O cinema é uma das ferramentas utilizadas pelo projeto. Na próxima semana, a entidade realizará uma Mostra de Cinema de Direitos Humanos. O evento ocorrerá no auditório da Escola Estadual Irineu Pinto, localizada no centro de Bayeux. Mais informações sobre as ações do Atitude Cultural com a repórter Jéssica Sales.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Poluição em estuários da Paraíba coloca em risco qualidade da água no litoral (ed. 8/3/2014)

O trabalho que identificou os riscos realizou levantamento e análise do uso do solo e a qualidade da água de rios que desembocam no litoral central do estado. O Gramame e o Miriri foram alguns dos que tiveram os seus estuários analisados. Nos ambientes estuarinos são encontradas formas de vida em que qualquer alteração pode trazer danos. Como a população pratica pesca e agricultura nos rios e nos seus entornos, essas atividades tendem a modificar o ambiente. A repórter Ana Daniela conversou com o orientador do projeto, Eduardo Rodrigues Viana. Ele é professor do Departamento de Geociências da UFPB.

Projeto revela processo de mudança comportamental da preguiça-comum (ed. 8/3/2014)

A pesquisa aconteceu na Praça João Pessoa, na cidade de Rio Tinto, e mostrou padrão de atividades, dieta e área de vida da espécie em áreas urbanas. As preguiças foram avaliadas por dois anos. A orientadora do projeto, Carla Castro, é professora do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente da UFPB, Campus do Litoral Norte. Ela desenvolve pesquisas nas áreas de ecologia de população de primatas, educação ambiental, conservação da biodiversidade e meio ambiente. Mais informações com a repórter Karina Negreiros.

domingo, 9 de março de 2014

Vinho associado a exercício físico ajuda a combater a hipertensão (ed. 8/3/2014)

Que vinho faz bem para o coração, já se sabe. Agora, pesquisadores descobriram que a bebida associada ao exercício físico também ajuda no combate à hipertensão. A doença atinge mais de 70 milhões de brasileiros, 35% da população com mais de 40 anos. Mais detalhes com a repórter Mariah Araújo.

Auto eficácia no uso de preservativos está sendo estudada na UFPB (ed. 8/3/2014)

A proposta desta pesquisa é verificar a autoconfiança no uso de preservativos, analisando traços individuais dos participantes. O Grupo de Pesquisa em Avaliação e Medidas Psicológicas, o G-Pamp, entrevistou pessoas das cinco regiões brasileiras. Foram avaliados, entre outros aspectos, personalidade, cultura e satisfação no relacionamento. O grupo já conta com uma amostra de 1.215 participantes, e os questionários online ainda estão disponíveis. Josemberg Andrade, professor de Psicologia e do Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde no Departamento de Estatística, coordena o estudo. Em entrevista à repórter Lunara Moreira, Josemberg fala sobre a pesquisa, que tem até julho para apresentar conclusões.

Pesquisa avalia mudanças na gestão de trabalhadores do varejo (ed. 8/3/2014)

O objetivo é conhecer a reestruturação produtiva nos mercados varejistas a partir da perspectiva do gerenciamento focado no enxugamento no número de funcionários. A pesquisa ainda está em andamento e tem como área de estudo o município de João Pessoa. Iniciada em agosto do ano passado, ela deve ser concluída neste mês e já antecipa algumas conclusões. A realidade condiz com o que a teoria prevê: longas jornadas de trabalho, trabalhadores jovens e de baixo nível de instrução desdobrando-se para cumprir mais de uma função. A repórter Karina Negreiros conversou com a orientadora do projeto, Márcia Costa. Professora do Departamento de Administração da UFPB, ela tem pós-graduação em Administração e Sociologia. Atua principalmente em reestruturação produtiva, relações de trabalho e sindicalismo.

Núcleo de Direitos Humanos realiza curso de especialização a distância (ed. 8/3/2014)

Além desse curso, também está sendo oferecido um de extensão para 360 alunos de diversos municípios da Paraíba. Os cursos são ministrados por uma equipe envolvendo as diversas áreas do conhecimento relacionadas à educação em direitos humanos. Ambos têm como objetivo a inserção dos direitos humanos em municípios paraibanos, além de preparar pessoas para trabalharem com essa temática no ensino fundamental e médio. O projeto coordenado pela professora Nazaré Zenaide abrange as 14 regionais de ensino do Estado. Mais informações com o repórter Rodolfo Oliveira.

sábado, 8 de março de 2014

Pesquisa mapeia temas das pelejas de cordel (ed. 8/3/2014)

Realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB, a pesquisa fez um levantamento dos temas mais recorrentes no cordel. A professora do curso de Biblioteconomia e vice-coordenadora do programa, Maria Elizabeth Baltar, orientou a pesquisa. Mais informações com o repórter Márcio de Lima.

Pesquisa confirma ocorrência da penalidade do nome repetido (ed. 8/3/2014)

O fenômeno é consequência da utilização de pronomes e nomes repetidos na frase. No estudo foram cruzadas duas metodologias, que tratam da lentidão causada pelo nome repetido e a eficiência da utilização de pronomes. O repórter Gilson Freitas conversou com Márcio Leitão, sobre o fenômeno. Ele é professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Pesquisa estuda consequências da fragmentação da Mata Atlântica na Paraíba (ed. 1/3/2014)

O estudo analisa as árvores produtoras de frutos consumidos por primatas não-humanos da Mata Atlântica e como a fragmentação afeta esses animais. As análises são vitais para a preservação dos primatas da região. A pesquisa é coordenada pelo professor de Ecologia da UFPB Antônio Moura. O repórter Arthur Morais traz mais informações.

Estudo analisa composição do jambolão (ed. 1/3/2014)

O objetivo da pesquisa é caracterizar o fruto através de um estudo integral da sua composição qualitativa e quantitativa. Dentre os resultados, foi revelado que o fruto tem grande quantidade de proteína e baixo teor de açúcar. A repórter Karina Negreiros conversou com o orientador do projeto, Anderson Vilela. Ele é professor do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial da UFPB, campus de Bananeiras.

Jovens se reúnem para elaborar propostas sobre direito de gênero (ed. 1/3/2014)

No período de 11 a 20 deste mês acontecerá, em Nova Iorque, a 58ª Comissão da Organização das Nações Unidas sobre o Status da Mulher. Em diversas cidades do Brasil estão sendo organizados eventos com o intuito de capacitar e engajar os jovens a respeito do tema. Serão colhidas propostas elaboradas por eles, para serem defendidas em Nova Iorque. Em João Pessoa, o evento aconteceu na última quinta-feira à noite, na Sala de Multimídia do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB. Ele foi organizado pela ONG Engajamundo e pelo Núcleo de Estudos sobre Direito e Gênero. A repórter Dayse Costa conversou com um dos organizadores do evento, o estudante Renato Ramalho. Renato é membro do Engajamundo e representante da entidade na Comissão sobre o Status da Mulher.

domingo, 2 de março de 2014

I Encontro Literário de Autoras Paraibanas acontece no Dia da Mulher (ed. 1/3/2014)

O evento vai homenagear a poetisa paraibana Irene Dias Cavalcanti. Cerca de 30 escritoras devem participar do encontro que terá lançamento de livros, sessão de autógrafos e atração musical. O I Encontro Literário de Autoras Paraibanas será no próximo sábado, Dia Internacional da Mulher, a partir das 9 horas, na Livraria do Luiz. A repórter Laís Albuquerque conversou com Ricardo Pinheiro, um dos organizadores do evento.

Liberdade expressiva é fundamento de curso de extensão de dança (ed. 1/3/2014)

As aulas são ministradas pelo professor do Departamento de Artes Cênicas da UFPB Arthur Marques. O professor iniciou o Curso de Extensão em Dança com a técnica de Lester Horton no ano passado. A técnica de dança moderna do coreógrafo americano trabalha flexibilidade, força e a estimulação da liberdade expressiva. O curso de extensão conta 40 alunos de diferentes graduações da UFPB. Mais informações com a repórter Jéssica Sales.

Aduf debateu planos de ação para este ano (ed. 1/3/2014)

A Associação dos Docentes da UFPB se reuniu para traçar os rumos e planos de lutas do movimento docente no Brasil e na Paraíba para 2014. O evento aconteceu nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Hotel Litoral, em João Pessoa. Participaram do evento professores associados e a Presidente do sindicato nacional dos docentes, o Andes, Marinalva Oliveira. Na ocasião, também foi apresentado o novo site da Aduf e exibido documentário que retrata os 35 anos da entidade. O repórter Gefferson Borges conversou com o Diretor de Comunicação da Aduf, Ricardo Lucena, que, entre outras coisas, abordou a possibilidade de greve dos docentes este ano.

Representantes de movimentos sociais se reuniram para debater reforma política (ed. 1/3/2014)

No sábado 22, os movimentos sociais promoveram uma plenária estadual pelo plebiscito por uma constituinte exclusiva do sistema político. Movimentos das minorias também compareceram à plenária para discutir seus direitos e participação na campanha. A plenária faz parte de uma campanha nacional dos movimentos sociais iniciada em setembro do ano passado, após assembleia nacional realizada em Brasília. Mais informações com o repórter Geri Apolinário.

sábado, 1 de março de 2014

Aprendizagem de gerentes de ONGs é tema de pesquisa na UFPB (ed. 1/3/2014)

A professora do Departamento de Administração Lucimeiry Batista desenvolve o estudo desde 2008. Em 2010, a pesquisa deixou de observar apenas o Nordeste para ganhar âmbito nacional. O projeto visa diagnosticar o processo de formação dos gerentes de ONGs. Para esclarecer sobre os resultados obtidos e diretrizes, a professora Lucimeiry Batista conversou com a repórter Amanda Félix.

Projeto leva ações sociais e de saúde a comunidades há 15 anos (ed. 1/3/2014)

O trabalho, que existe desde 1999, é realizado por alunos do curso de odontologia da UFPB. Eles promovem atividades que contribuem para a saúde e educação de comunidades da periferia de João Pessoa. São prestados serviços de saúde bucal e outras ações preventivas, de forma educativa. A repórter Ana Daniela conversou com o orientador do projeto, Wilton Padilha. Ele é professor do Departamento de Odontologia da UFPB.