Uma pesquisa está sendo realizada na UFPB para trazer mudanças na tradicional forma de reprogramar sensores de coleta de dados. O projeto permitirá reprogramação remota desse sensores, de forma a atender às demandas do momento. O projeto é uma parceria de grupos de pesquisas brasileiros e alemães e na UFPB é coordenado por Alisson Vasconcelos de Brito. Ele é professor do Departamento de Sistemas de Computação do Centro de Informática. Em entrevista ao repórter Carlos Toca, Alisson explica o objetivo do projeto e como se deu a parceria Brasil e Alemanha.
segunda-feira, 29 de julho de 2013
domingo, 28 de julho de 2013
Professor desenvolve software estatístico para uso em celulares (ed. 27/7/2013)
O aplicativo torna acessível a estudantes e demais usuários a resolução e criação de cálculos e gráficos de forma simples e rápida. Serve também como uma calculadora avançada e foi concebido para tecnologia Android. O projeto do software, denominado Easyestat, é do professor Joab de Oliveira Lima, do Departamento de Estatística da UFPB. A repórter Dalana Lima conversou com o professor Joab sobre o assunto.
Professor pesquisa uso de argila para remover lixo químico de resíduos industriais (ed. 27/7/2013)
Dejetos das indústrias em contato com o meio ambiente causam grande impacto, contaminando fauna, flora e pessoas. O problema se acentua quando esses dejetos contêm metais pesados como chumbo, cromo, mercúrio, cadmio, zinco e níquel. O professor Genaro Zenaide, do curso de Engenharia Química da UFPB, pesquisa a remoção do zinco empregando um tipo de argila abundante aqui no Nordeste. O processo tem ainda a vantagem de ser bem mais barato do que o convencional. Em conversa com a repórter Jude Alves, o professor explica como ocorre o processo.
Equipamento desenvolvido na UFPB tornará fiscalização do gás veicular mais ágil (ed. 27/7/2013)
O estudo para o melhoramento do equipamento de fiscalização está sendo realizado por Hebertty Vieira Dantas. Ele é pesquisador do Laboratório de Automação e Instrumentação em Química Analítica e Quimiometria da UFPB, o LAQA. A repórter Manoela Raulino conversou com ele.
Observatório estimula participação popular na administração pública (ed. 27/7/2013)
Trata-se do Observatório UFPB de Controle Social do Litoral Norte, criado com o objetivo de estimular a participação popular no controle das gestões públicas da região. O Observatório está vinculado ao curso de Ciências Contábeis do Campus IV da UFPB, localizado nos municípios de Mamanguape e Rio Tinto. O repórter Daniel Lustosa entrevistou o professor coordenador do projeto, João Marcelo Alves.
Pesquisa realiza balanço de teses e dissertações em educação popular (ed. 27/7/2013)
O projeto fez um levantamento das pesquisas em educação popular nas pós-graduações de Serviço Social e Educação da UFPB. Coordenado pela professora Aline Machado, do Departamento de Serviço Social, o trabalho constatou que a produção de teses e dissertações na área da Educação Popular vem crescendo. O maior interesse ocorre na pós-graduação de Educação, que vem se dedicando aos estudos de Paulo Freire. O repórter Peter Shelton conversou com a professora Aline Machado, coordenadora do projeto.
sábado, 27 de julho de 2013
Pacientes estão mais abertos a procedimentos odontológicos (ed. 27/7/2013)
Estudo desenvolvido na UFPB analisou o perfil dos pacientes diante de avanços na Odontologia. O projeto foi orientado pelo professor Lino João da Costa, do Departamento de Clínica e Odontologia Social. O intuito da pesquisa foi avaliar a aceitação e a mudança de comportamento da população aos novos atendimentos e tecnologias odontológicas. A repórter Érica Rodrigues conversou com o professor Lino João sobre o assunto.
Lactantes conhecem pouco sobre a saúde auditiva de seus bebês (ed. 27/7/2013)
A constatação foi de uma pesquisa realizada pela professora do curso de Fonoaudiologia da UFPB Luciana Pimentel. Segundo ela, existe uma série de cuidados que as mães devem ter com seus bebês a fim de evitarem posteriores problemas auditivos. No entanto, nos serviços de atendimento às lactantes, elas não são informadas adequadamente sobre os riscos e a prevenção. A repórter Keicy Victor conversou com Luciana Pimentel.
segunda-feira, 22 de julho de 2013
Diretor carioca explora a relação entre visão e cinema em palestra na UFPB (ed. 20/7/2013)
Na última terça-feira, o diretor e fotógrafo Carlos Ebert proferiu palestra para alunos e professores do Curso de Cinema da UFPB. Na ocasião, ele descreveu a fisiologia da visão e diferenciou percepção de cognição visual. O que acontece por trás dos seus olhos, imediatamente, antes de você posicionar a câmera, enquadrar, focar e gravar? Essa foi a pergunta que moveu a palestra Olhar, Ver, Gravar apresentada por Carlos. A repórter Juliana Miranda conversou com o fotógrafo e diretor de cinema Carlos Ebert.
Evento de música sediado pela UFPB reuniu nomes nacionais e internacionais (ed. 20/7/2013)
domingo, 21 de julho de 2013
Circuito Cultural encerrou com violão e orquestra sinfônica pop (ed. 20/7/2013)
O violonista Felipe Garibaldi e a Sinfônica Pop da UFPB foram as atrações da última noite do Circuito Cultural Universitário Internacional. Em sua apresentação, Felipe misturou compositores clássicos, como Sebastian Bach, a autores brasileiros como Sérgio Assad. Em conversa com a repórter Caroline Burity, Felipe comentou o início da carreira e a perspectiva para o lançamento do primeiro CD.
Cantora lírica ressalta importância do Circuito Cultural na sua carreira (ed. 20/7/2013)
O Circuito Cultural Universitário Internacional trouxe em sua segunda noite a estudante de canto Giselle Reis. Aos 22 anos, ela já foi ganhadora dos concursos Jovens Solistas da Semana Eleazar de Carvalho e do Programa Nascente da USP. Em conversa com a repórter Jude Alves, Giselle fala sobre sua participação no evento.
Estudantes e professores do CCHLA discutem permanência de cotistas (ed. 20/7/2013)
O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB sediou a abertura das comemorações do Dia das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe. O evento aconteceu na quinta-feira com um debate sobre permanência dos cotistas. Na discussão, os professores esclareceram dúvidas acerca do sistema de cotas e sobre o papel da universidade no âmbito das ações afirmativas. O pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, Antônio Novaes, estava à frente do debate. Em conversa com a repórter Thais Vital, ele explica a importância do evento.
Neabi lança dossiê sobre cotas e outras ações afirmativas na UFPB (ed. 20/7/2013)
O documento é intitulado Ações Afirmativas na UFPB: a longa década da democratização inconclusa no ensino superior. Ele reúne o material obtido em uma série de discussões e eventos ocorridos na UFPB de 1999 a 2012. Durante esse tempo, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas, o Neabi, elaborou várias propostas encaminhadas à reitoria, entre as quais a de criação de políticas que assegurem a permanência de estudantes cotistas na universidade. Em entrevista à repórter Thais Vital, o vice-coordenador do núcleo, Élio Chaves Flores, explica que nesses 13 anos os avanços da UFPB foram mínimos.
sábado, 20 de julho de 2013
Professor analisa a criminalização midiática dos protestos no Brasil (ed. 20/7/2013)
Roberto Efrem Filho é professor do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB e pesquisa a criminalização dos movimentos sociais pela mídia. O pesquisador aponta as narrativas de crimes como aliadas do trabalho realizado por veículos de comunicação. Ele também avalia a cobertura midiática dos atuais protestos como uma tentativa de deslegitimar as reivindicações populares. A repórter Amanda Gabriel conversou com Roberto Efrem Filho sobre esse fenômeno.
Pesquisa caracteriza águas de lavagem do biodiesel (ed. 20/7/2013)
A caracterização permitirá saber se essas águas podem ser descartadas sem poluir o meio ambiente. A etapa de lavagem integra o processo de produção do combustível e é através dela que as suas impurezas são eliminadas. A pesquisa é coordenada pela professora Ilda Antonieta, do Departamento de Química da UFPB, que conversou com a repórter Isabela Prado. Na entrevista, ela explica como é feita a caracterização das águas de lavagem e como o meio ambiente é prejudicado pelos poluentes misturados à água.
segunda-feira, 15 de julho de 2013
Curso de Comunicação da UFPB realizou o I Simpósio Nacional de Rádio (ed. 13/7/2013)
O evento aconteceu nos dias 9, 10 e 11 no campus da UFPB em João Pessoa. A programação contou com palestras e debates que discutiram as aproximações e desafios entre a academia e o mercado. O Simpósio Nacional de Rádio abordou temas pertinentes ao atual momento da radiodifusão no Brasil. Temas como radiodifusão comunitária, rádio esportivo, rádio musical, o radiojornalismo na Paraíba e a convergência digital estiveram em pauta. O repórter Peter Shelton conversou com o radialista Guilherme Jorge Farias, com o estudante de Jornalismo da UEPB Emerson Andrade e com a professora Norma Meireles, coordenadora do simpósio.
Nair Prata destaca desafios do rádio na era da tecnologia (ed. 13/7/2013)
A professora Nair Prata, da Universidade Federal de Ouro Preto, foi a palestrante da abertura do I Simpósio Nacional do Rádio. Em sua fala, ela destacou os desafios que o rádio enfrenta diante das novas tecnologias. Em conversa com a repórter Caroline Burity, Nair comentou a convergência do rádio de massa para o rádio em rede. A professora também traçou o perfil ideal do radialista em meio às mudanças tecnológicas.
domingo, 14 de julho de 2013
Simpósio Nacional do Rádio debateu convergência na radiofonia brasileira (ed. 13/7/2013)
Realizado pelo Departamento de Comunicação da UFPB, o evento discutiu as tendências do rádio. Para encerrar a programação, o Simpósio recebeu uma palestra do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Luiz Artur Ferraretto. Em conversa com o repórter Daniel Sousa, Ferrareto ressaltou os novos desafios e dificuldades encontradas pelo rádio diante da concorrência com outras mídias.
Mesa redonda discutiu o rádio, o esporte, a cultura e a sociedade (ed. 13/7/2013)
A discussão integrou as atividades do primeiro Simpósio Nacional do Rádio. A mesa foi composta pelos radialistas Franco Ferreira, da Tabajara FM; Guilherme Jorge Farias, da Cabo Branco FM; e pelo professor Luiz Custódio. Nela foram debatidos aspectos das transmissões de esporte e programas musicais no contexto atual da radiodifusão. Coube a Luiz Custódio o debate sobre as características e dificuldades enfrentadas pelas rádios comunitárias no Brasil. Custódio é professor da UEPB, onde coordena um grupo de pesquisa e um projeto de extensão sobre comunicação comunitária. A repórter Érica Rodrigues conversou com ele sobre o assunto.
Jornalista afirma que emissoras comunitárias da Paraíba são reprimidas (ed. 13/7/2013)
O jornalista Dalmo de Oliveira participou da primeira mesa de debates do segundo dia do Simpósio Nacional do Rádio. Ele falou sobre o espaço dos comunicadores comunitários no estado da Paraíba. A palestra teve como um dos temas Radiodifusão Comunitária e o Mercado de Trabalho. Em conversa com a repórter Jude Alves, Dalmo Oliveira explana a realidade das rádios comunitárias no Brasil e especificamente na Paraíba.
Simpósio Nacional do Rádio debateu radiojornalismo na Paraíba (ed. 13/7/2013)
A mesa contou com a participação do Coordenador de Jornalismo da Rádio Tabajara, Marcos Thomaz; da Editora Geral da Rádio CBN João Pessoa, Verônica Guerra; e da Coordenadora do Mestrado de Jornalismo da UFPB, Joana Belarmino. Além do tema central do Simpósio, Academia e Mercado, foram discutidos diversos assuntos como radiojornalismo público e rádio all news. Em entrevista ao repórter Daniel Lustosa, Marcos Thomaz comentou a importância do radiojornalismo público para a sociedade.
sábado, 13 de julho de 2013
Nair Prata lançou dois livros no Simpósio Nacional do Rádio (ed. 13/7/2013)
Uma das obras é a Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro, que apresenta biografias de 231 importantes radialistas esportivos do país. A elaboração da enciclopédia contou com 121 colaboradores sob coordenação das pesquisadoras Nair Prata e Maria Cláudia Santos. Nair, professora da Universidade Federal de Ouro Preto, esteve em João Pessoa participando do I Simpósio Nacional do Rádio. Além da Enciclopédia, no evento Nair lançou um livro dedicado ao rádio na internet. Em entrevista à repórter Isabela Prado, ela explica a elaboração da enciclopédia.
Jornalista analisa crise no radialismo esportivo da Paraíba (ed. 13/7/2013)
Franco Ferreira acredita que a falta de diploma contribui para a crise que afeta o mercado paraibano. Ele trabalha com radialismo esportivo há mais de 20 anos e denuncia que quase todos horários dedicados aos esportes nas emissoras paraibanas são comprados. Franco foi um dos palestrantes na mesa redonda Rádio: Esporte, Cultura e Sociedade do primeiro Simpósio Nacional do Rádio na UFPB, que ocorreu nos últimos dias 9, 10 e 11. A repórter Amanda Gabriel conversou com Franco Ferreira.
Movimento Passe Livre repudia ações de grupos direitistas (ed. 13/7/2013)
A onda de protestos que teve início com as manifestações contra o aumento das passagens em São Paulo tomou conta do País. Essas mobilizações, convocadas pelo Movimento Passe Livre e militantes de esquerda, já vinham sendo articulados desde 2005. No entanto, nas últimas manifestações, grupos de direita, a pretexto de apartidarismo, tentaram se apropriar do movimento. Militantes partidários e movimentos sociais tiveram suas bandeiras queimadas e alguns chegaram a ser agredidos durante os atos. Essas ações foram repudiadas pelo Movimento Passe Livre. O MPL chegou a se retirar de um dos protestos, no momento em que as bandeiras dos partidos estavam sendo queimadas. Segundo a direção do Movimento, aquela não fora a primeira vez que esses grupos tentaram agredir militantes e causar tumultos nos protestos. Mayara Vivian, integrante do Movimento Passe Livre, conversou por telefone com a repórter Sarah Sarmento.
segunda-feira, 8 de julho de 2013
Grupo de estudos pesquisa o papel das religiões nas relações internacionais (ed. 6/7/2013)
O grupo tem o intuito de analisar o quanto a vertente religiosa desempenha um papel relevante diante de demandas internacionais. Alguns exemplos são os conflitos no Oriente Médio, a independência da Índia e o papel da Teologia da Libertação durante a ditadura no Brasil. A repórter Érica Rodrigues conversou com o professor Marcos Alan Ferreira, do Departamento de Relações Internacionais da UFPB, responsável pela pesquisa.
Rede abre possibilidades de colaboração entre deficientes visuais da UFPB (ed. 6/7/2013)
A Rede Colaborativa para Deficientes Visuais da UFPB tem como propósito estreitar o relacionamento e estimular a cooperação entre alunos da universidade portadores de deficiência visual. Ela foi apresentada à comunidade acadêmica na última segunda-feira. O sistema foi desenvolvido pelo professor Júlio de Sá com os bolsistas Andreonni Medeiros e Hanna Pachu. A repórter Barbara Santos conversou com o professor Júlio de Sá.
domingo, 7 de julho de 2013
Pesquisa investiga vida e obra de Padre Rolim (ed. 6/7/2013)
O estudo partiu de fontes documentais, de materiais resgatados no Instituto Histórico da Paraíba e de entrevistas com parentes do padre. O projeto é coordenado pela professora Eunice Gomes, do Departamento de Ciências das Religiões da UFPB. A pesquisa tem como objetivo investigar a vida e a obra de Padre Rolim, relacionando educação, religião e imaginário. Em entrevista à repórter Kelly de Souza, a professora Eunice Gomes explica o projeto. Ela também comenta a trajetória do padre e educador, sua importância no âmbito da educação e o processo educativo por ele desenvolvido a partir de Cajazeiras, na Paraíba.
Professora alerta que Estatuto da Criança e do Adolescente não é aplicado (ed. 6/7/2013)
Desde a década de 1990 fala-se em reduzir a idade penal dos jovens brasileiros. Este tema foi objeto de debate realizado quarta-feira na Universidade Federal da Paraíba, sob a perspectiva da política criminal. Questões como um sistema socioeducativo precário e uma política criminal seletiva foram enfatizadas durante a discussão. Ilana Paiva, coordenadora do Observatório da População Infanto-Juvenil em Contextos de Violência do Rio Grande do Norte, foi uma das convidadas. Em conversa com a repórter Thais Vital, ela explica sua posição contrária à redução, além de expor as falhas da política criminal.
Curso de Comunicação promove o primeiro Simpósio Nacional de Rádio (ed. 6/7/2013)
Da programação constam palestras e debates em torno do tema Academia e Mercado. O evento contará com palestras de Luiz Artur Ferrareto, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e da professora Nair Prata, da Universidade Federal do Ouro Preto. O simpósio será realizado de terça a quinta no Auditório 412 do CCHLA. O repórter Peter Shelton conversou com a professora Norma Meireles, coordenadora do evento.
Encontro da Juventude LGBT de João Pessoa acontece esta semana (ed. 6/7/2013)
O evento está sendo organizado pelo Movimento do Espírito Lilás e tem como tema Dialogando por um futuro melhor. Com o encontro, o movimento procura despertar um maior número de jovens para o engajamento em ações sociais. Entre os temas a serem abordados no evento está o projeto da chamada “cura gay”. O local do encontro será a Faculdade de Direito da UFPB, no Centro de João Pessoa, na próxima sexta-feira e no sábado. A repórter Poliana Lemos conversou com o vice-presidente do Movimento do Espírito Lilás, Myke Fonseca.
sábado, 6 de julho de 2013
Estudo faz levantamento dos transtornos mentais que afastam docentes de sala de aula (ed. 6/7/2013)
O estudo foi realizado através da avaliação das fichas médicas individuais dos docentes da UFPB lotados no campus de João Pessoa. Sob orientação da professora Jaqueline Brito, a pesquisa objetivava verificar a incidência da Síndrome de Burnout no afastamento de professores da sala de aula. No entanto, encontrou dificuldades para prosseguir, devido ao desconhecimento sobre esse distúrbio entre médicos e peritos. Segundo Jaqueline, o desconhecimento sobre a Síndrome de Burnout não é problema restrito à Paraíba ou ao Brasil, mas em quase todo o mundo. Descartado o levantamento sobre a incidência da Síndrome, a pesquisa voltou-se para os afastamentos causados por outros transtornos mentais. A repórter Kelly de Souza entrevistou a professora Jaqueline e traz mais informações.
Assinar:
Postagens (Atom)